Aprenda a cuidar do seu veículo
Troca de óleo do motor - Um dos itens mais importantes no motor, é o período da troca do óleo do cárter(motor). Pois o uso prolongado do óleo ou troca mal feita faz com que o motor carbonize, ou seja, crie uma sujeira que chamamos de "laca ou borra", que é o óleo em forma de fuligem; esta fuligem gruda nas paredes do motor e prejudica a lubrificação e refrigeração interna.
O que pode acontecer? - Se o óleo o estiver com a especificação errada ou vencido? pode ocorrer "batida de pino", batida de tucho, aumento da temperatura do óleo, carbonização interna, quebra de anéis de pistão e até a quebra total do motor.
Tipos de óleo - Quando um motor é desenvolvido são feitos testes exaustivos para a melhor performance do motor, por isso, cada motor usa um tipo de óleo, jamais substitua a especificação, não confunda com marca, especificação do óleo é o índice de viscosidade e o tipo de base. Viscosidade, ex.: 20W50, 5W30, 10W40, 10W30, 0W20. Base: sintético, semissintético e mineral.
Cada óleo tem sua característica, o importante é seguir as especificações da montadora. Caso haja dúvidas consulte no especialista em lubricação.
Princípio do óleo - a função básica do óleo é lubrificar e também controlar a temperatura interna do motor, por mais justo que seja o motor, o óleo mantém um filme muito fino que não deixa os metais se tocarem, folgas de décimos de milímetro e o óleo está consegue penetrar. Como existe este "filme de óleo", ou seja, uma película de óleo, não existe o "atrito" entre metais, e a facilitação do "arraste entre metais".